quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Quem “lava a louça” na sua fraternidade?

    Por Rodrigo Santos  
Fraternidade Padre Zózimo, 
Manaus, 30 de Janeiro de 2019.             
             Com certeza já houve um dia em que você chegou em casa e viu aquela pia cheia de louça suja para lavar. Diante daquela cena um tanto quanto gordurosa e com restos de comida, o que você faz? 
1º Opção: Olha para louça, segue o seu rumo pois quem a sujou que lave?  
2º Opção: Olha para louça e reclama pois não deveria ficar assim?
3º Opção: Olha para louça, lamenta, mas lava?
            Poucas são as pessoas que gostam de lavar louça (tem até as que dizem que é uma terapia anti-estresse) mas todos concordam que não é a melhor coisa do mundo e pode virar um problema daqueles se ninguém lavar!            Assim também é na fraternidade! Mas o que seriam as louças sujas? 
As louças podem ser problemas a resolver: às vezes os irmãos estão desmotivados, as vezes muito atarefados, sem tempo de ir à JUFRA. As louças se acumulam quando passamos pelo problema e o ignoramos, não damos nossa atenção ao problema do irmão, ou não colocamos ideias novas para animar quem está desanimado, para fazer a fraternidade caminhar. 
            Dentre as 3 opções, com qual você mais se identifica? Todos nós já tivemos momentos em que enxergamos a fraternidade parada, mas apenas queremos reclamar que não há iniciativa, ou mesmo ignoramos. A pilha de louça está na pia. Afinal, aquela louça não sairá de lá sozinha. Alguém terá de lavar, ou seja, alguém terá que ter iniciativa, ânimo, coragem. Se um não pode, que seja eu o primeiro a ajudar. Se eu vir um irmão com dificuldades, que seja eu o primeiro a lhe estender as mãos para auxiliar. 
            Como diria a canção: “...quando a gente ama, é claro que a gente cuida...! ” Para quê deixarmos a louça suja se posso lavar? Para quê deixar um irmão cansado sozinho, se posso ajudar? Que São Francisco nos inspire a cada dia, pois ele era alguém que estendia a mão para quem não conseguia sozinho a sujeira limpar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário